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Transformação digital e big data: Otimização da Jornada digital na Indústria farma

Transformação digital e big data: Otimização da Jornada digital na Indústria farma

A otimização da jornada digital na indústria farmacêutica tem se tornado uma prioridade para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais digitalizado. O aumento global da interação digital do consumidor com serviços de saúde e medicamentos, está causando uma transformação significativa na indústria farmacêutica. O acesso fácil e rápido às informações […]

mar 21 , 2023

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Tecnologia

A otimização da jornada digital na indústria farmacêutica tem se tornado uma prioridade para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais digitalizado.

O aumento global da interação digital do consumidor com serviços de saúde e medicamentos, está causando uma transformação significativa na indústria farmacêutica.

O acesso fácil e rápido às informações de saúde e o acesso às empresas farmacêuticas na palma da mão, mudou como os consumidores pesquisam medicamentos e interagem com o setor.

Para acompanhar essas mudanças, é fundamental que as empresas do setor farmacêutico estejam digitalmente preparadas e compreendam as etapas necessárias para atingir seus objetivos no mundo digital. 

Nesse contexto, a transformação digital e o uso de big data são ferramentas essenciais para otimizar a jornada digital dos consumidores na indústria farmacêutica.

Neste artigo, exploraremos como a transformação digital e o big data impactam na otimização da jornada digital na indústria farmacêutica. Além disso, vamos destacar como as empresas podem aproveitar essas tecnologias para superar desafios e alcançar resultados significativos em um mercado cada vez mais competitivo.

Acompanhe e descubra como a jornada digital pode ser um diferencial para a sua empresa do setor farmacêutico.

A importância da transformação digital e do big data na indústria farmacêutica

Uma empresa com maturidade digital tem mais vantagem competitiva no mercado  e na maioria das vezes apresenta melhores resultados nos negócios.

Mas, quantas empresas estão verdadeiramente criando um processo de jornada digital eficiente?

É uma realidade, que o setor farmacêutico, ainda enfrenta desafios significativos em termos de tempo, recursos e custos relacionados aos seus processos, desde a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos até a distribuição, venda e fidelização.

Um dos principais problemas enfrentados atualmente é como otimizar a jornada digital nas empresas farmacêuticas, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos. Nessas condições, a transformação digital e o big data podem desempenhar um papel crucial na otimização da jornada digital. Por outro lado, muitas empresas  ainda não exploraram totalmente o seu potencial. 

As empresas que escolhem não investir nesses dois braços podem perder oportunidades de: 

  • Melhorar a eficiência;
  • Acelerar o processo de aprovação de medicamentos;
  • Aumentar a eficácia dos tratamentos e
  • Melhorar a experiência do paciente.

Segundo a Deloitte, muitas empresas farmacêuticas ainda estão presas em sistemas antigos e processos manuais, que são lentos e ineficientes. 

Técnicas manuais e sistemas analógicos, podem levar a atrasos no desenvolvimento de medicamentos, aumento de custos e, em última análise, à perda de oportunidades de negócios. 

Além disso, a falta de adoção de tecnologias digitais pode resultar em uma experiência negativa do paciente, levando à perda de fidelidade e confiança dos clientes.

A Forbes também destaca que as empresas que não estão aproveitando as tecnologias digitais arriscam perder a oportunidade de melhorar a eficiência e reduzir os custos. 

A transformação digital pode ajudar as empresas farmacêuticas a melhorar a produtividade e aumentar a qualidade do produto e ainda gerar uma melhoria significativa na experiência do paciente, o que pode aumentar a fidelidade do cliente e consequentemente se tornar uma vantagem competitiva.

As empresas que apresentam uma dificuldade de iniciar ou tornar funcional a transformação digital, normalmente cometem os erros a seguir:

  1. Enxergam a transformação digital e as empresas de TI, fornecedoras de serviços digitais como um investimento secundário. 
  2. Trabalham com vários parceiros de negócio, cada uma com uma parte do processo geral, não havendo comunicação entre os times. 
  3. As áreas que precisam se envolver na transformação digital não estão integradas, e cada um cuida do seu “próprio processo”.

É importante que o CEO, CTO, Heads de tecnologia e líderes do processo de transformação digital estejam alinhados e maduros para seguir essa jornada.

Como gerar vantagens competitivas com o uso correto de dados e integração de tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes e o uso de dados são fundamentais para a otimização da jornada digital da indústria farmacêutica. 

Uma das principais razões para a falta de adoção dessas tecnologias é a falta de conhecimento e de recursos necessários para implementá-las. Podemos presenciar no setor de fama:

  • Empresas presas em sistemas antigos e processos manuais, que são lentos e ineficientes;
  • Falta de integração entre sistemas e fonte de dados, que dificultam  a obtenção de insights valiosos e a tomada de decisões.

Essas organizações estão cada vez mais se afastando das tendências tecnológicas essenciais para competir com o mercado atual.

Tendências de tecnologias emergentes para o setor farmacêutico e como usá-las 

Existem vários tipos de tecnologias emergentes que podem ser utilizadas na indústria farmacêutica para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos do setor. A escolha mais adequada dependerá das necessidades específicas de cada empresa, bem como do seu orçamento e recursos disponíveis. 

Algumas tendências estão no centro das discussões são:

TI como impulsionadora de negócio 

Hoje em dia, a TI está sendo vista cada vez mais como uma área transversal aos negócios, integrada em todas as áreas da empresa. 

O papel da TI nas empresas farmacêuticas está mudando de uma abordagem de infraestrutura para uma orientação cada vez mais voltada para o produto e para as necessidades dos stakeholders. 

Essa mudança de perspectiva pode ser vista como uma tendência no mercado, com foco em abordagens mais voltadas para o produto.

Integração de Plataformas e Sistemas Legados

A integração de plataformas e sistemas legados é necessária para que todos os dados conversem entre si. 

Essa integração pode gerar valor para a indústria, pois permite maior conectividade, desenvolvimento de aplicações diferentes e novas sinergias entre áreas que antes não eram possíveis. 

A integração de manufatura com logística e vendas pode gerar uma gama de insights poderosos para o setor. Também há uma preparação do setor para os desafios do open data, onde os dados tendem a ser compartilhados em tempo real.

Dados e Inteligência Artificial no centro das decisões estratégicas 

A tendência é ter uma conjunção crescente dos dados disponíveis na indústria, com aplicações específicas que apoiam no melhor direcionamento da força de vendas e na tomada de decisões em diversas áreas, incluindo pesquisa, desenvolvimento, manufatura e logística. 

O uso de inteligência artificial ajuda a acelerar a análise de grandes volumes de dados e oferece insights valiosos para a tomada de decisões.

Internet das coisas (IOT) na cadeia de suprimentos 

A utilização de dispositivos IoT na cadeia de suprimentos tem se mostrado como uma tendência crescente na indústria farmacêutica.

Essa tecnologia permite o monitoramento e rastreamento de remédios desde a sua produção ou consumo final pelo paciente, garantindo a qualidade e segurança dos produtos.

Com a IoT, a indústria farmacêutica pode ter uma visão completa e em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, permitindo uma melhor gestão de recursos e redução de custos.

Telemedicina e Saúde Digital

A pandemia acelerou a adoção de tecnologias de telemedicina, e essa tendência deve continuar em 2023 na indústria farmacêutica.

Com a telemedicina, os pacientes podem receber atendimento médico à distância, reduzindo o tempo e custo de deslocamento até pacientes e hospitais.

A telemedicina pode ser aplicada em programas de prevenção e monitoramento de doenças crônicas, por exemplo, por meio de aplicativos de celular que permitem o acompanhamento dos sintomas e troca de informações com profissionais de saúde.

Essas tecnologias podem trazer benefícios tanto para os pacientes quanto para as empresas farmacêuticas, que podem desenvolver produtos e serviços mais personalizados para seus clientes.

Superapps no centro da venda digital

O termo “superapp” está relacionado a um aplicativo que oferece múltiplas funções e serviços, geralmente de forma integrada, em um único local.

Esses aplicativos costumam ser populares em países asiáticos, como China, Singapura e Indonésia, e estão se tornando cada vez mais comuns em outras partes do mundo, como o Brasil

Na indústria farmacêutica, os superapps podem ser usados ​​de várias maneiras, incluindo:

1. Entrega de medicamentos: alguns superapps de saúde oferecem serviços de entrega de medicamentos, permitindo que os pacientes solicitem e recebam seus medicamentos sem sair de casa. Isso é especialmente útil para pacientes idosos ou com mobilidade reduzida.

2. Monitoramento da saúde: alguns super aplicativos permitem que os pacientes monitorem sua saúde, por exemplo, medindo seus níveis de açúcar no sangue ou pressão arterial, e compartilhem essas informações com seus médicos em tempo real.

3. Marcação de consultas: os superapps também podem ser usados ​​para marcar consultas com médicos ou agendar exames, permitindo que os pacientes evitem filas e tempo de espera.

4. Educação do paciente: muitos super aplicativos de saúde fornecem informações e recursos para ajudar os pacientes a gerenciar melhor sua saúde, incluindo dicas sobre alimentação saudável e exercícios físicos

Esses aplicativos integrados podem incluir serviços de prescrição de medicamentos, entrega de medicamentos, consultas médicas online, programas de fidelidade e outras funcionalidades relacionadas à saúde.

Os superapps  têm o potencial de melhorar a eficiência dos serviços de saúde, permitindo que os pacientes gerenciem melhor suas condições de saúde e simplificando o processo de distribuição de medicamentos e tratamentos. 

Além disso, oferecer uma experiência mais personalizada para os usuários, fornecendo informações sobre medicamentos e tratamentos específicos, com base em seu histórico médico e pessoal influenciado.

Inovação descentralizada para otimizar a jornada digital

A inovação descentralizada é um modelo de negócio que permite às empresas se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e responderem de forma mais ágil aos desafios. 

A transformação digital é um processo que envolve a integração de tecnologias emergentes em todas as áreas da empresa, desde o desenvolvimento de produtos até a entrega de serviços.

Essa integração permite a coleta e análise de grandes volumes de dados, possibilitando uma melhor tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias mais eficientes.

Algumas das soluções indicadas nesse processo são:

Desenvolvimento de Integrações

A integração de sistemas é uma necessidade crescente para empresas em processo de transformação digital. A conectividade entre sistemas legados, fornecedores, parceiros e clientes é fundamental para o sucesso dos negócios, e a falta de integração pode levar a erros de comunicação e perda de eficiência.

Ao projetar e aplicar estratégias para integração de sistemas legados com conceitos de API & Middleware, é possível garantir a conectividade de sistemas de forma segura e eficiente.

Ao trabalhar com uma empresa especializada em desenvolvimento de integrações, como a nossa, os clientes podem se beneficiar de uma abordagem personalizada e sob medida para suas necessidades. 

Ter um parceiro de tecnologia que ajuda a entender as demandas e fluxos de trabalho de sua empresa e projetar soluções de integração que atendam a essas necessidades é crucial para ter resultados positivos de negócio.

API & Middleware possibilitam criar uma infraestrutura flexível e escalável que garanta a segurança e a governança otimizada das integrações. Isso significa que os clientes podem se concentrar em seus negócios principais, enquanto o parceiro de tecnologia cuida da integração de seus sistemas.

Com uma abordagem de integração bem-sucedida, a empresa pode se beneficiar de:

  • uma maior eficiência operacional, 
  • uma melhor comunicação entre sistemas e 
  • um melhor atendimento aos clientes. 

Automation & Improvement

Alcançar os objetivos de negócios fica mais fácil por meio do desenvolvimento e melhoria de processos baseados em mapeamento de oportunidades e automação de tarefas e atividades.

Ao analisar os processos de negócios, é possível  identificar áreas onde a automação pode ser aplicada para reduzir o uso de mão de obra, reduzir os tempos de processo e aumentar a confiabilidade. 

Com a automação de tarefas e atividades, sua empresa pode economizar tempo e recursos, permitindo que se concentre em atividades de maior valor agregado. 

Ainda podemos destacar que a automação também pode ajudar a reduzir erros humanos e aumentar a confiabilidade dos processos.

Ao optar por essa solução da Zappts, as empresas do setor farmacêutico podem esperar uma abordagem colaborativa e personalizada para a melhoria de seus processos de negócios.

Canais digitais

Empresas precisam estar presentes em vários canais digitais para se comunicar com seus clientes e demais stakeholders da cadeia produtiva. No entanto, simplesmente ter presença em vários canais não é suficiente. É preciso desenvolver, otimizar e integrar esses canais para estreitar o relacionamento com os stakeholders e fornecer experiências digitais memoráveis.

Ao utilizar aplicações omnichannel, se torna possível criar experiências consistentes e personalizadas em todos os canais digitais, desde o site até as redes sociais e aplicativos móveis.

Industry Data & BI

Com a crescente quantidade de dados disponíveis para as empresas, é fundamental contar com soluções de arquitetura de dados e Business Intelligence (BI) para obter insights valiosos e tomar decisões informadas.

Hoje existe uma variedade de serviços de dados e BI para ajudar as empresas a aproveitar ao máximo seus dados, como, por exemplo:

  • Arquitetura de Data Lake,
  • Processamento Paralelo de Dados (Hadoop),
  • Desenvolvimento de pipelines, 
  • Business Intelligence e Analytics, 
  • Modelagem de Indicadores e gestão de dashboards, Storytelling de dados (data driven decisions)

No setor farmacêutico, a arquitetura de dados e BI,  permitem que as informações sejam capturadas, transformadas e carregadas em sistemas de BI para análise. Esse modelo permite a modelagem de indicadores e gestão de dashboards.

Como otimizar o relacionamento com médicos e pacientes no setor farmacêutico?

Uma grande empresa farmacêutica procurou a Zappts para solucionar esse desafio. Através de uma plataforma digital, os médicos podem acessar conteúdos exclusivos sobre os produtos da marca e de sua especialidade de formação ou outras de seu interesse, tudo categorizado de acordo com a área médica. A Zappts foi responsável por todo o processo, desde a validação da tecnologia até a entrega finalizada no ambiente de desenvolvimento. Em apenas duas semanas, foi possível identificar as dores e expectativas dos clientes em uma Design Sprint. Em seguida, a fase de prototipação foi adaptada à realidade do cliente, trazendo a melhor solução e experiência para os usuários. O MVP foi entregue em pouco mais de dois meses, no final de 2022, e atualmente está sendo testado pelos usuários finais da marca. O cliente elogiou o ótimo relacionamento e a rapidez na entrega da solução.

Para saber mais sobre esse case de sucesso, clique aqui.


Conclusão

Em resumo, a transformação digital é uma realidade na indústria farmacêutica e a falta de adaptação pode resultar em perda de competitividade.

A adoção de uma transformação digital unida ao Big Data é uma estratégia eficaz para acelerar o processo de transformação digital nas empresas. 

As situações e soluções  discutidas aqui, como inteligência artificial e Big Data, podem transformar como a indústria farmacêutica opera. Uma empresa de tecnologia da informação sem dúvida será seu melhor parceiro nessa jornada com soluções personalizadas e inovadoras.

A transformação digital trará mudanças significativas na forma como os produtos são desenvolvidos, comercializados e entregues, melhorando a experiência do paciente e impulsionando o sucesso das empresas farmacêuticas.

A Zappts é uma empresa que acelera a transformação digital de grandes marcas do mercado, potencializando a tomada de decisão assertiva através  do uso de dados e integração de tecnologias emergentes de forma eficiente e eficaz. 

Por uma abordagem personalizada e uma ampla gama de serviços de consultoria e implementação de tecnologia, ajudamos sua empresa a otimizar seus processos, melhorar sua eficiência e obter resultados mais consistentes.

Sobre a Zappts

Desde 2014 no mercado, a Zappts apoia marcas líderes em seus mercados, como a Porto, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burger King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. 

Somos uma empresa referência, na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, atuamos em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil.

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