Principais tendências tecnológicas para sua empresa em 2023
Após quase três anos dos eventos de 2020, a economia retoma fôlego. As pessoas estão voltando à normalidade, mas será que o consumidor atual tem o mesmo perfil do consumidor pré-pandemia? Este inesperado evento, a chegada do Covid, gerou uma onda acelerada de transformações digitais. Com o consumidor fora de circulação na rua, os negócios tiveram que ir para o digital. O que muda agora com a liberação de medidas restritivas? E as questões macroeconômicas e geopolíticas, como elas estão afetando o comportamento do consumidor?
Consolidamos algumas das principais tendências tecnológicas para 2023 segundo pesquisa realizada pela empresa Gartner, líder e referência no desenvolvimento de estudos de mercado relacionados ao mercado de tecnologia. Para ver o estudo original, clique aqui.
Segundo a casa de pesquisa, existem 3 principais desafios tecnológicos para geração de resultados de negócios em 2023:
- Otimizar os sistemas de TI para ter maior confiabilidade, melhorando a tomada de decisões de líderes de tecnologia, orientada por dados seguros e mantendo a integridade do valor dos sistemas em produção. Visando estes desafios, temos como as 3 principais tendências: Sistema imunológico digital (foco em Quality Assurance), Observabilidade aplicada (foco em dados e IA), AI TRiSM – AI Trust, Risk & Security Management (foco em segurança e gestão de risco).
- Acelerar as ofertas nas verticais atendidas, aumentando o ritmo de entrega de produtos digitais com qualidade e permitindo a conectividade em todos os lugares, mesmo aqueles com baixa cobertura de internet. Visando estes desafios, temos como as 3 principais tendências: Plataformas de nuvem adequado ao setor (foco em infraestrutura), Engenharia de plataforma (foco na experiência do desenvolvedor), Geração de valor sem fio (foco em APIs, integração e conectividade entre plataformas).
- Permitir a evolução e a mudança dos modelos de negócios, reinventando os papéis e o envolvimento com colaboradores, prospects e clientes, acelerando a experimentação de estratégias inovadores para explorar novos mercados virtuais. Visando estes desafios, temos como as 3 principais tendências: Superapps (foco em compossibilidade e UX Design), IA adaptável (foco em dados e automação), Metaverso (foco em soluções Web3).
Abaixo destrinchamos cada uma destas tendências, apresentando ao final de cada uma delas o que sua empresa precisa fazer para não cair na obsolescência tecnológica.
1. Sistema imunológico digital (foco em Quality Assurance)
Segundo a Gartner, até 2025, as empresas que investirem na construção de imunidade digital, irão aumentar a satisfação de seus clientes consideravelmente, diminuindo o tempo de inatividade dos clientes em 80%.
Conceitualmente, um sistema imunológico digital (DIS) combina diversas práticas e tecnologias de observabilidade, testes automatizados com inteligência artificial (IA), engenharia do caos, autocorreção, engenharia de confiabilidade e segurança da cadeia de suprimentos de software para aumentar a resiliência de produtos, serviços e soluções digitais.
Um DIS fornece um modelo para preparar sua organização para minimizar os riscos potenciais, e usa as falhas e os erros como oportunidades de aprendizado. O objetivo do DIS é resiliência e disponibilidade, que tem como consequência uma melhor experiência do cliente no uso da plataforma.
Logo, um DIS pode ser usado como um quadro de referência para investir em um conjunto de práticas para melhorar a qualidade e a resiliência de sistemas críticos para os negócios. A criação e evolução de um DIS leva a resultados de negócios mais resilientes e cria valor para as partes interessadas de negócios e de TI. Sendo assim, ele permite que sua organização desempenhe um papel essencial na conexão do desenvolvimento de software aos resultados de negócios, garantindo qualidade em todas as etapas de desenvolvimento.
O que minha empresa pode fazer para ter maior imunidade digital nos sistemas? (além de conversar com a Zappts)
- Forme equipes focadas em criar e executar uma estratégia de DIS. Comece avaliando quais são os recursos de negócios que têm a prioridade mais alta ou que mais irão se beneficiar dos investimentos da DIS.
- Crie “comunidades de prática” dedicadas em compartilhar lições aprendidas, princípios orientadores, ativos reutilizáveis, padrões a serem seguidos, ferramentas e quaisquer insights baseados em inteligência artificial e quality assurance. Certifique-se de que os times sejam liderados por profissionais com visão técnica e de negócios para que todos os aspectos relevantes do seu mercado sejam representados.
- Incentive e recompense as melhorias de resiliência em toda a organização, especialmente a colaboração em oportunidades de DIS, tornando todos os líderes de iniciativas relacionadas à resiliência igualmente responsáveis por melhorar as experiências do cliente e a conquista de resultados de negócio.
2. Observabilidade aplicada (foco em dados e IA)
Segundo a Gartner, até 2026, 70% das empresas que aplicarem a observabilidade com sucesso alcançarão uma latência mais curta para a tomada de decisões, permitindo a geração de vantagem competitiva para os negócios e processos de TI.
A observabilidade aplicada é o uso aplicado de dados observáveis em uma abordagem altamente orquestrada e integrada com todas as funções de negócios,
ferramentas e equipes de infraestrutura e operações para permitir a latência mais curta da ação à reação e o planejamento proativo das decisões de negócios.
Os dados observáveis são catalogados, projetados e em camadas com compreensão semântica para o contexto de negócios, o que resulta em metadados ativos e passivos. O uso arquitetado desses metadados leva a decisões de negócios e de TI melhores, mais rápidas, mais consistentes e eficazes.
Agora, como a observabilidade aplicada otimiza as operações? A observabilidade aplicada permite que as empresas tomem decisões futuras mais rápidas e precisas. Ao aplicá-la sistematicamente, sua empresa pode reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.
O que minha empresa pode fazer para ter uma melhor observabilidade aplicada? (além de conversar com a Zappts)
- Trate seus dados observáveis como seu ativo monetizável mais precioso. Concentre-se na identificação de recursos de negócios e casos de uso de metadados ativos e passivos para obter vantagem competitiva. Isso formará a base inicial para orquestrar estrategicamente várias iniciativas de observabilidade simultâneas.
- Impulsione a tomada de decisão proativa com a menor latência possível, reformulando o foco da organização do monitoramento e reação para a aplicação da observabilidade.
- Prepare o caminho para a adoção organizacional da observabilidade aplicada. Faça isso concentrando-se no espectro de camadas de negócios, ferramental e infraestrutura.
3. Gestão de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)
Segundo a Gartner, até 2026, as organizações que operacionalizam a transparência da IA e gestão da confiança e segurança verão seus modelos de IA atingirem 50% de melhoria de resultados em termos de adoção por parte dos usuários.
A inteligência artificial exige novas formas de gerenciamento da confiança, risco e segurança que os controles convencionais não oferecem. Os novos recursos de IA garantem confiabilidade, segurança e privacidade do modelo. Isso inclui soluções, técnicas e processos para interpretabilidade e explicabilidade de modelos, privacidade de IA, operações de modelos e resistência a ataques adversários.
O que minha empresa pode fazer para ter assertividade com uso da IA? (além de conversar com a Zappts)
- Configure uma força tarefa organizacional ou unidade dedicada para gerenciar seus esforços de AI TRiSM.
- Implemente a privacidade, a segurança e o gerenciamento de riscos coletivos de IA para obter melhores resultados de negócios de IA, em vez de apenas por uma questão de conformidade.
- Trabalhe com toda a sua organização para gerenciar com eficiência os melhores conjuntos de ferramentas como parte de um programa abrangente de AI TRiSM.
- Garanta que seus modelos de IA sejam explicáveis ou interpretáveis usando ferramentas de código aberto ou soluções de fornecedores que agregam valor.
- Implemente soluções que protejam os dados usados pelos modelos de IA e prepare-se para usar diferentes métodos de proteção de dados para diferentes casos de uso e seus componentes.
- Incorpore o gerenciamento de risco nas operações do modelo usando soluções que garantem a integridade do modelo e dos dados e validam constantemente se estão operando de forma confiável.
4. Plataformas de nuvem adequado ao setor (foco em infraestrutura)
Segundo a Gartner, até 2027, mais de 50% das empresas usarão soluções em nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios.
As soluções em nuvens adequadas a um setor específico criam valor para as empresas ao incorporar serviços de nuvem, tradicionalmente adquiridos separadamente, em soluções pré-integradas que garantem personalização para as demandas relacionadas àquele setor específico.
Ou seja, as plataformas de nuvem adequadas a um setor específico permitem uma mudança de soluções genéricas para plataformas projetadas para atender às especificidades daquele segmento de mercado.
Tais soluções combinam software, plataformas e infraestrutura como serviço (IaaS) com funcionalidades personalizadas e específicas do setor, que podem se adaptar mais facilmente à realidade de cada segmento de mercado. As empresas podem usar os recursos de negócios das plataformas de nuvem do setor como blocos de construção para compor iniciativas digitais exclusivas e diferenciadas. Tal compossibilidade proporciona agilidade, inovação e redução do tempo de lançamento no mercado, por exemplo.
O que minha empresa pode fazer para ter uma solução em nuvem adequada ao meu setor? (além de conversar com a Zappts)
- Direcione as plataformas de nuvem do setor para complementar o portfólio existente (como um lego) com novos recursos que agregam valor significativo ao seu negócio, em vez de substituições em grande escala de funcionalidades em grande parte já existentes com tecnologia mais atualizada.
- Crie compreensão e suporte em toda a empresa para a jornada de nuvem do setor envolvendo tecnólogos de negócios e equipes de fusão. Crie essas equipes se elas ainda não existirem.
- Formule regras para quando implantar os recursos da plataforma de nuvem do setor como uma plataforma produtiva para otimização e modernização, melhorando os processos existentes e quando recompô-los ativamente para iniciativas de transformação e inovação mais diferenciadas.
5. Engenharia de plataforma (foco na experiência do desenvolvedor)
Segundo a Gartner, até 2026, 80% das empresas que trabalham com engenharia de software estabelecerão equipes como provedores internos de serviços, componentes e ferramentas para entrega de soluções digitais.
Para ajudar desenvolvedores, cientistas de dados e usuários finais a reduzir o atrito pelo valioso tempo deles, empresas com visão de futuro começaram a construir plataformas operacionais que ficam entre os usuários e os serviços de apoio nos quais eles confiam (backoffice). Basicamente a engenharia de plataforma otimiza a experiência do desenvolvedor e acelera a entrega digital para o usuário.
As plataformas fornecem um conjunto de ferramentas, recursos e processos selecionados por especialistas no assunto e empacotados para facilitar o consumo pelos usuários finais. O objetivo é uma experiência de autoatendimento sem atrito que oferece os recursos certos para permitir que os usuários passem pela jornada de compra, por exemplo, com o mínimo de sobrecarga possível, aumentando produtividade dos usuários finais e reduzindo sua carga cognitiva. A plataforma deve incluir tudo o que a equipe de usuários precisa, apresentado da maneira que melhor se adequar ao seu fluxo de trabalho atual.
O que minha empresa pode fazer para iniciar o trabalho com engenharia de plataforma? (além de conversar com a Zappts)
- Comece com portais de desenvolvedores internos (IDPs). Direcione seus esforços iniciais de construção de plataforma para os IDPs, pois estes são os tipos de plataforma mais maduras e bem compreendidas.
- Incorpore a segurança nas plataformas. As plataformas devem incorporar a segurança nos fluxos de trabalho do usuário. As equipes de segurança precisam incorporar controles no fluxo de trabalho de produção o mais cedo possível. Os engenheiros de plataforma devem incorporar verificações abrangentes e automatizadas de segurança e conformidade como parte de seus conjuntos de testes.
- Não espere comprar uma plataforma pronta para uso. Embora alguns fornecedores possam alegar o contrário, é improvável que qualquer ferramenta disponível atualmente forneça a totalidade de funcionalidades de que você precisa. Uma quantidade substancial de tempo e esforço será necessária para personalizar uma plataforma de acordo com suas necessidades.
6. Geração de valor sem fio (foco em APIs, integração e conectividade)
Segundo a Gartner, até 2025, 50% dos pontos de acesso sem fio corporativos usarão serviços de rede que ofereçam recursos adicionais além da comunicação. A integração de várias tecnologias sem fio, como IoT e 5g, por exemplo, fornecerá uma base técnica mais econômica, confiável e escalável que reduz os gastos das empresas.
Esta tendência evidencia o futuro de maior uso sem fio, mais protocolos sem fio e uma gama mais ampla de recursos sem fio sendo usados para apoiar os negócios digitais.
A geração de valor sem fio abrange tudo, desde a computação tradicional do usuário final, passando pelo suporte para dispositivos de ponta, até soluções de identificação digital. Todos eles precisarão de conectividade para operar e exigirão um espectro de soluções sem fio para atender a todos os ambientes. As redes irão muito além da pura conectividade para se tornar uma fonte de valor comercial direto. A tecnologia sem fio está deixando de ser uma tecnologia de comunicação para se tornar uma plataforma de inovação digital mais ampla.
O que minha empresa pode fazer para se adequar à tendência de geração de valor sem fio? (além de conversar com a Zappts)
- Projete uma estratégia de infraestrutura inteligente, começando com a seleção das tecnologias e fornecedores certos que entendem sobre as soluções que podem acomodar, proteger e gerenciar cinco ou mais sistemas sem fio diversos do futuro.
- Eduque os stakeholders do negócio sobre os novos casos de uso em potencial da tecnologia sem fio, como localização e detecção. Colabore com eles para identificar oportunidades de inovação para impulsionar novos produtos e serviços.
- Promova a padronização de elementos de conectividade e segurança que, como componentes interoperáveis, criam uma base sólida, segura e resiliente para dispositivos e aplicativos sem fio.
7. Superapps (foco em compossibilidade e UX Design)
Segundo a Gartner, até 2027, mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários superapps.
Um superapp é um aplicativo que fornece aos usuários finais (clientes, parceiros ou funcionários, por exemplo) um conjunto de recursos, além de acesso a miniaplicativos criados de forma independente. Um superapp é uma plataforma que oferece experiências consistentes e personalizadas aos usuários.
Ou seja, os usuários podem descobrir e ativar seu próprio conjunto de aplicativos, proporcionando uma experiência digital altamente personalizada e contextualizada dentro de um único app.
Um superapp é mais do que um aplicativo ou portal que agrega serviços, recursos e funções em uma única interface de usuário. Um superapp representa a manifestação final de um aplicativo e arquitetura combináveis.
O que minha empresa pode fazer para ter um superapp? (além de conversar com a Zappts)
- A empresa pode aumentar a eficácia do modelo de entrega de superapps projetando produtos, processos e serviços centrados nos usuários.
- Identifique quais são os recursos principais e de alto envolvimento em seus superapps que direcionarão uma massa crítica de usuários finais.
- Para atrair e apoiar parceiros de desenvolvimento, garanta um modelo de negócios mutuamente benéfico e recursos dedicados de capacitação e sucesso organizacional.
- Otimize a experiência do seu desenvolvedor e garanta ferramentas de desenvolvimento convenientes para que os parceiros criem, testem, registrem e enviem miniaplicativos para potencial monetização.
- Defina os requisitos de segurança e proteção de dados para os miniaplicativos estabelecendo a governança do ecossistema com recursos de plataforma compartilhada.
8. IA Adaptativa (foco em dados e automação)
Segundo a Gartner, até 2026, as empresas que adotarem práticas de engenharia de IA para construir e gerenciar sistemas de IA adaptáveis irão superar seus concorrentes na operacionalização de modelos de IA em pelo menos 25%.
O valor da Inteligência artificial está na capacidade de desenvolver, implementar, adaptar e manter a IA rapidamente em diferentes ambientes da empresa. Dada a complexidade da engenharia e a demanda por um “time to market” mais rápido, é fundamental desenvolver pipelines de engenharia de IA menos rígidas ou construir modelos de IA que possam se auto adaptar na produção.
Ou seja, os sistemas de IA adaptáveis permitem a mudança de comportamento do modelo após a implantação, aprendendo padrões comportamentais de experiências anteriores de humanos e máquinas e em ambientes de execução para se adaptar mais rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real.
A engenharia de IA fornece os componentes fundamentais de implementação, operacionalização e gerenciamento de mudanças no nível do processo que permitem sistemas de IA adaptáveis.
O que minha empresa pode fazer para utilizar a IA adaptativa? (além de conversar com a Zappts)
- Crie as bases de sistemas de IA adaptáveis complementando as implementações atuais de IA com padrões de design de inteligência contínua e recursos de fluxo de eventos, eventualmente migrando para métodos baseados em agentes, dando mais autonomia aos componentes do sistema.
- Facilite a adoção de IA pelos seus usuários e contribua para o gerenciamento de sistemas de IA adaptáveis, incorporando indicadores de negócios explícitos e mensuráveis por meio de sistemas operacionalizados e incorporando confiança na estrutura de decisão.
- Maximize o valor comercial das iniciativas de IA em andamento estabelecendo práticas de engenharia de IA que simplifiquem os dados, modelos e pipelines de implementação para padronizar os processos de entrega de IA.
9. Metaverso (foco em soluções Web3)
Segundo a Gartner, até 2027, mais de 40% das grandes empresas em todo o mundo estarão usando uma solução de Web3 em projetos baseados em metaversos destinados a aumentar a receita.
Metaverso é uma inovação combinatória composta por vários temas e tendências tecnológicas. Individualmente, essas tendências são projetadas para fornecer novas oportunidades e desafios para organizações em um amplo espectro de setores e casos de uso.
As organizações estão desenvolvendo maneiras de fornecer melhor engajamento, colaboração e conexão a seus colaboradores por meio de espaços de trabalho virtual e o uso de experiências internas do metaverso chamadas de intraversos.
Além disso, as tecnologias do metaverso permitem que as pessoas repliquem ou aprimorem suas atividades físicas. Isso pode acontecer transportando ou estendendo as atividades físicas para um mundo virtual ou transformando o mundo físico. Pense nos metaversos como uma inovação combinatória e não como uma única tecnologia. As implicações das tecnologias emergentes do metaverso variam entre os setores.
O que minha empresa pode fazer para ingressas no metaverso? (além de conversar com a Zappts)
- Explore oportunidades em que as tecnologias do metaverso possam otimizar negócios digitais ou criar novos produtos e serviços.
- Crie produtos e soluções no metaverso por meio de um pipeline de inovação.
- Identifique oportunidades inspiradas no metaverso avaliando casos de uso atuais de alto valor.
- Desenvolva estratégias de tecnologia que aproveitem a infraestrutura integrada e os participantes.
- Invista em metaversos emergentes específicos com cautela, pois ainda é muito cedo para determinar quais investimentos serão viáveis no longo prazo.
- Proteja sua reputação estabelecendo proativamente uma política de governança, segurança e privacidade de dados para proteger os dados de clientes e funcionários.
10. Tecnologia Sustentável (foco na continuidade)
Segundo a Gartner, até 2025, 50% dos CIOs terão métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade tecnológica.
As tecnologias sustentáveis são uma estrutura de soluções que aumenta a eficiência energética e material dos serviços de TI (permite a sustentabilidade empresarial por meio de tecnologias como rastreabilidade, análise, energia renovável e outras) e ajuda os clientes a se tornarem mais sustentáveis por meio de aplicativos, software, mercados e muito mais. Os investimentos em tecnologia sustentável também têm o potencial de criar maior resiliência operacional e desempenho financeiro, ao mesmo tempo em que proporcionam novos caminhos de crescimento.
A tecnologia sustentável é uma estrutura de soluções digitais que podem ser usadas para permitir resultados ESG:
- Tecnologias ambientais: Prevenir, mitigar e adaptar-se aos riscos do mundo natural.
- Tecnologias sociais: Melhorar os índices dos direitos humanos, bem-estar e prosperidade.
- Tecnologias de governança: Fortalecer a conduta empresarial e a capacitação.
O que minha empresa pode fazer para ter sustentabilidade tecnológica? (além de conversar com a Zappts)
- Aumente a eficiência energética e de materiais da infraestrutura de TI e serviços no local de trabalho (“TI sustentável”).
- Priorize os investimentos em tecnologia com base nas questões de sustentabilidade mais relevantes para sua estratégia empresarial. Os exemplos podem incluir:
- Serviços em nuvem para aumentar as taxas de utilização de recursos compartilhados e reduzir os impactos ambientais.
- Software corporativo de gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa para facilitar a coleta, análise e report de dados de emissões passadas, presentes e futuras.
- Aplicativos de sustentabilidade de fornecedores para acompanhar o desempenho ESG de terceiros.
- Uso de blockchain na cadeia de suprimentos para proteger, verificar e rastrear transações, por exemplo, para garantir o fornecimento ético.
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A Zappts pode ajudar sua empresa na construção de produtos e serviços digitais que garantam resultados de negócios já em 2023. Desde 2014 a Zappts entrega resultados de negócio por meio de tecnologia, entregando cases de alta relevância usando processos ágeis, boas práticas de desenvolvimento e qualidade de software e uma capacidade ímpar de entender e resolver as dores do dia-a-dia de projetos de desenvolvimento de tecnologia.
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