Por Roque Sales, CX & UX Manager da Zappts
Responsável pela interação entre um indivíduo e um produto, serviço ou marca, o User Experience (no português, Experiência do Usuário) é o conceito que se tornou indispensável em aplicações e nos negócios digitais.
Responsável pela interação entre um indivíduo e um produto, serviço ou marca, o User Experience (no português, Experiência do Usuário) é o conceito que se tornou indispensável em aplicações e nos negócios digitais.
O termo nasceu na década de 90 e foi cunhado por Donald Norman, enquanto trabalhava na Apple. A ideia perpassa por toda a jornada do cliente com o produto ou serviço desde o primeiro contato entre eles até o consumo, considerando a aceitação e rejeição dele.
“Na década de 70, a experiência dos usuários com o produto era muito fraca. Eles compravam o computador, mas era muito grande para colocar no carro. Quando abriam a caixa dele em casa, era assustador, ninguém conseguia montar aquilo”, conta Normam em vídeo.
Depois dessa explicação, fica fácil entender que no User Experience, como o próprio nome em inglês sugere, o foco está no usuário. Por isso, neste artigo, te ensinaremos a definir as características deste usuário, explicar a importância do UX e as diferenças entre o UX e o User Interface (UI) e a aplicação da acessibilidade com UX.
Como definir o usuário
Para construir um caminho sólido, mas ao mesmo tempo adaptável às mudanças de comportamento do usuário, é fundamental conhecer como ele age a determinada ação, além, é claro, de conhecer suas necessidades.
O ponto de partida é sempre a pesquisa e não é só para saber a idade, sexo ou onde ele mora ou o nível de instrução que ela tem. É preciso ir além e saber o que leva uma pessoa a usufruir daquele produto ou serviço.
Quando os smartphones se tornaram o dispositivo principal utilizado para acessar a internet, a forma de se desenvolver páginas web e aplicativos mudou drasticamente, tanto na forma do conteúdo quanto na tecnologia para tudo funcionar.
Essas mudanças são identificadas a partir de testes e pesquisas, que devem estar em constante atualização. Não custa nada lembrar que o comportamento do usuário muda a todo momento, por isso, as ferramentas e tecnologias precisam acompanhar essas transformações e a pesquisa tem um papel muito importante neste processo.
Por que UX é importante?
E você já parou para pensar por que o cuidado com a experiência do usuário (UX) é importante? Como já mencionamos, o usuário direciona todo o desenvolvimento do produto ou serviço, a fim de impactar diretamente em sua aceitação e engajamento.
O UX está conectado ao sentimento que usuário tem com o produto, desde o momento em que se relaciona com ele a primeira vez na vitrine de uma loja física ou no e-commerce.
Pense em algo que você comprou. Quando ouviu pela primeira vez, achou interessante e resolveu pesquisar mais sobre ele.
Você com certeza quis saber se valia a pena. Em determinado momento, decidiu comprá-lo, mas antes, sua proximidade com ele aumentou e você começou a imaginar como seria seu cotidiano com aquele produto.
Quando você comprou, já sabia como ia transportá-lo, em que lugar e momento ele seria utilizado e, principalmente, pensou na diferença que ele ia fazer na sua vida seja profissional ou pessoal.
Tudo isso faz parte da experiência do usuário ou cliente. A partir desse princípio, percebemos que, ao pensar em todos esses detalhes, fica bem mais fácil imaginar como construir um produto de qualidade.
Quando o UX design é aplicado, você tem uma visão, mesmo que mínima, dos sentimentos despertados no seu cliente e pode criar oportunidade a partir deles. Tudo isso gera um maior engajamento entre os clientes e seu produto ou marca.
Diferença entre UX e UI
Se você está iniciando na área do desenvolvimento de software já deve ter encontrado por aí outro termo que muitos confundem com o UX, é o UI (User Interface). Fique tranquilo, essa confusão é bem comum, até porque existe uma relação muito grande entre os dois. E é isso que vamos explicar.
Enquanto o UX cuida da experiência do usuário, a UI desenvolve a interface do produto ou serviço com base no levantamento realizado pelo UX design, a fim de proporcionar a melhor experiência ao usuário.
Isso quer dizer que a UI está ligada aos aspectos físicos do produto, tudo que o usuário terá contato, ou seja, a parte prática do projeto.
Mesmo que o trabalho seja imenso, nunca se esqueça que o foco está sempre no usuário, o UI constrói a interface entre ele e o produto, utilizando de todos os recursos disponíveis e necessários a fim de atender suas expectativas.
Como deu para perceber, a User Interface é o que vai dar a cara e a maneira de agir com o produto e assim chegar ao melhor resultado. Por isso, é possível dizer que a UI é a ponte entre a UX e o usuário.
UX e acessibilidade
A acessibilidade é um fator que deve ser constantemente observado no User Experience? Quem pensa que acessibilidade está ligada a apenas aspectos arquitetônicos de um produto ou serviço, saiba que ela vai muito além e o UX tem tudo a ver com isso.
A acessibilidade é um conjunto de processos e condições que visam diminuir qualquer tipo de barreira entre o usuário e ambiente que limita a participação dele.
Na prática, se o usuário não conseguir usufruir do produto de alguma forma, a experiência não foi agradável e completa. Essas barreiras podem ser encontradas de algumas maneiras como: arquitetura do produto, além da forma de comunicação com ele, o que inclui o acesso à informação de imagens, áudio ou texto.
Outro ponto importante no quesito acessibilidade é o método que o produto pode ser usado. Dentro do UX é preciso se pensar quais as formas que o usuário com alguma deficiência física, motora, sensorial ou intelectual vai poder utilizá-lo.
O UX precisa sempre considerar como aquele usuário experimenta também o mundo a sua volta, o que torna às vezes necessário pensar em um instrumento para auxiliar no uso desse produto. Tudo isso, pode ser levantado durante o desenvolvimento na UX, com foco no conforto e autonomia.
Agora que você já sabe o que é UX e como ele pode pode transformar a relação entre seu cliente e seu produto, que tal se aprofundar mais no assunto? Clique aqui e confira nosso infográfico gratuito sobre como aplicar o User Experience para criar aplicações e interfaces mais acessíveis.
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