No primeiro semestre de 2022 o mercado de seguros brasileiro chegou a marca de R$13,1 bilhões em faturamento. Isso representa um crescimento de aproximadamente 19,6% em relação ao mesmo período de 2021.
As informações foram divulgadas pela 22ª edição do Boletim IRB+Mercado feito com base nos dados coletados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Em meio a um nicho em constante expansão, líderes do setor de seguros querem saber, o que tem causado esse crescimento?
Especialistas afirmam que a evolução do mercado tem sido motivada por inúmeros fatores, dentre eles a retomada da economia pós-pandemia. Afinal, tem sido um momento em que nós brasileiros estamos descobrindo que seguros vão muito além de proteger veículos, casas e nossas vidas, podendo ser adquiridos sob demanda e garantindo segurança para o futuro.
As empresas do ramo têm seguido o comportamento deste novo perfil de consumidor, criando produtos cada vez mais personalizáveis e acessíveis. A partir daí, surge um outro pilar desse crescimento mercadológico: o investimento em tecnologia, softwares e demais aspectos das operações de TI
Mas de que forma a TI pode potencializar os resultados de negócio do setor de seguros? Vale a pena o investimento?
Transformação digital em projetos de seguradoras
Antes de tudo é preciso entender de que forma as operações de TI podem contribuir para uma transformação digital e quais os efeitos disso em termos de autoridade no mercado. Além disso, entender como o mau ou não-investimento em tecnologia pode prejudicar a empresa seguradora.
O conceito-base de transformação digital consiste em aproveitar melhor os dados coletados da base de mercado/clientes relevantes, transformar modelos de negócio e criar propostas de valor. Além de, claro, acelerar o processo de crescimento e expansão, ponto fundamental no mercado de seguros.
7 formas de alcançar a transformação digital por meio de TI em seguradoras
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1 – Garanta a integração dos sistemas
Integração entre sistemas é uma forma de otimizar o trabalho, especialmente quando falamos em empresas do setor de seguros. Utilizando uma ferramenta que tem como objetivo a integração, é possível criar um fluxo de trabalho que funcione de forma conjunta e eficaz nas demandas do dia a dia.
Sendo assim, impacta de forma positiva a produtividade e as entregas de todos os colaboradores, independente do departamento em que atuam. Além de, claro, facilitar o processo no esclarecimento de dúvidas, direcionamentos de execução e mais.
Mas vale lembrar que cada seguradora possui um foco e uma rotina de entregas, um software focado em integração precisa ser adaptável e eficiente para esses variados ecossistemas. Afinal, não adianta ser uma ferramenta que funciona apenas para um lado da malha corporativa.
Antes de implementar qualquer sistema de integração, busque entender a realidade de cada setor no mercado de seguros. Levante as dores e os pontos positivos da rotina atual e tente encontrar uma plataforma que engloba de forma positiva todos os pontos levantados.
2 – Use e abuse de APIs & Middleware
Outra forma de transformar os processos em seguradoras é utilizar middleware que nada mais é do que uma solução que unifica diferentes aplicações com o objetivo de estabelecer uma comunicação universal. Sendo assim, oferece uma conexão eficiente e inteligente visando acelerar processos.
Em outras palavras, pode ser definido como uma ponte que faz o intermédio entre diferentes fontes de dados. Por exemplo: uma aplicação Windows que recebe e envia dados por um servidor Linux sem problema ou interferência alguma.
Sendo assim, é fundamental para gerenciar dados em sistemas distribuídos, dar suporte no desenvolvimento de outras aplicações e simplificar alguns processos. Utilizar o middleware para a transmissão rápida e segura de dados é estar a muitos passos à frente no mercado.
3 – Invista em segurança cibernética
Falando em segurança, não podemos deixar de lado a importância de contar com o suporte de programas especializados em segurança cibernética para seguradoras. Dentro disso, é possível listar inúmeros pontos que merecem atenção:
- Segurança de rede, buscar softwares e medidas que protejam uma rede de computadores contra acessos não permitidos;
- Safe cloud, desenvolvendo sistemas de criptografia para proteger o armazenamento e transmissão de dados da nuvem além de contribuir para a privacidade de possíveis clientes;
- LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e segurança de informação, proteção para evitar a exposição de dados sensíveis em rede pública e sem controle de acesso.
Esses são apenas alguns dos pontos que necessitam de proteções específicas para manter a saúde dos dados de uma empresa em pleno equilíbrio. Aprofunde-se na rotina da sua empresa e encontre fios soltos que precisam ser devidamente protegidos.
4 – Garanta Business Intelligence em tempo real
Basicamente é uma forma de combinar análise empresarial com filtragem, visualização e mineração de dados e ferramentas ideais para ajudar a sua empresa na tomada de decisões.
Dessa forma, é mais fácil para seguradoras executar um planejamento focado em resultados, afinal, serão decisões amparadas por dados reais com ações de fato eficientes. Na prática, um BI moderno é aquele que permite ter uma visão abrangente de todos os dados da sua empresa. Com isso, usá-los para transformar positivamente as entregas, reduzir ineficiência e impulsionar o crescimento.
5 – Promova uma experiência única nos seus Canais Digitais
Milhares de empresas brasileiras estão investindo cada vez mais em tecnologias múltiplas, é o que mostra a pesquisa “Agenda 2022” realizada pela Deloitte. Ao menos 96% das organizações destinaram capital na criação de aplicativos, sistemas e plataformas de gestão. Destas, 95% focaram na gestão de dados e plataformas de segurança digital.
E quando se fala em investimento em tecnologia a inteligência artificial se destaca visto que 39% das empresas passaram por digitalizações de processos. Destes, 34% contaram com auxílio de drones e realidade virtual ou aumentada.
Porém, o uso de canais ou ferramentas digitais, isolado, não necessariamente irão garantir resultados de negócio do ponto de vista da transformação digital.
O foco aqui acaba sendo não apenas em otimizar processos com auxílio de canais digitais, mas também em otimizar os recursos humanos ao criar uma cultura fortemente digital dentro da organização.
6 – Experimento o 5G e a Internet das coisas
Uma das tecnologias mais importantes do século 21, a Internet das Coisas (IoT) consiste na possibilidade de conectar inúmeros dispositivos a uma única rede. Dessa forma, é possível criar uma comunicação universal, emitir comandos e mais, usando um único canal.
Carros, eletrodomésticos, eletrônicos e demais aparelhos interligados criando uma rotina mais prática e facilitada. No dia a dia é uma tecnologia que facilita o processo de entrega dos colaboradores que terão um controle maior resultando em um volume de execução mais rápido e simultâneo.
7 – DevOps
O DevOps (Desenvolvimento e Operações) se trata de um modelo de desenvolvimento ágil que facilita e aprimora a entrega de um software de forma geral, pensando em todas as áreas que o envolvem.
Sendo assim, consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que visam melhorar a organização de processos e oferecer aplicativos, produtos e serviços que priorizem a agilidade.
Empresas do setor de seguros que precisam agilizar as suas entregas garantindo a qualidade de suas soluções precisam estar atentas às metodologias de DevOps. Com ela é possível reduzir o tempo de desenvolvimento e lançamento de soluções digitais e automatizar operações utilizando as melhores práticas e profissionais do mercado.
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O que impede a transformação digital em seguradoras?
Bom, como você pode ver, a transformação digital não é mais opcional, ou um diferencial, no setor de seguros. Afinal, inovar e estar sempre em busca de novas tecnologias é o passaporte para o crescimento e a prospecção de resultados cada vez mais altos.
Mas o que pode impedir uma seguradora de passar por uma transformação digital? A resposta para essa pergunta pode estar vinculada a questões econômicas, concorrência mercadológica ou também razões mais particulares de cada seguradora, dentre elas:
- Falta de conhecimento técnico sobre tecnologias, assim como a ausência de interesse pelo assunto;
- Baixa produtividade e iniciativa por parte dos colaboradores e diretoria, comodismo que estagna e dificulta a inovação;
- Burocracias e dificuldade para encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade com experiência em operações de TI.
Como reduzir os custos de operações em TI no setor de seguros?
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No entanto, ainda que fundamentais, as operações de TI contam com um custo de investimento elevado, envolvendo desde a implementação de ferramentas até o treinamento de colaboradores, monitoramento dos dados, entre outros fatores. Mas como garantir a evolução e ainda reduzir esses custos?
5 soluções para reduzir custos com TI em seguradoras
1 – Insurance Digital Channels
Uma solução para seguradoras que desejam otimizar e integrar seus canais digitais além de aprimorar e desenvolver ainda mais o relacionamento com seus clientes. Tudo isso fornecendo experiências digitais satisfatórias e memoráveis a partir de aplicações omnichannel.
Tendo em vista a digitalização do mercado, canais digitais eficazes e avançados são fundamentais para a construção da imagem de uma empresa diante do público, assim como causar uma boa experiência aos consumidores potencializando resultados de negócio.
De plataformas para relacionamento com revendas, investidores e fornecedores, à portais de treinamentos para colaboradores. Além de plataformas de onboarding e sistemas de verificação de identidade, para citar algumas possibilidades.
2 – Insurance Experience Design
Entrar no portal da sua empresa precisa ser, antes de tudo, uma experiência única e positiva! Mais do que apenas comprar um produto ou serviço, os clientes buscam uma marca com processos facilitados que colaborem para otimização na sua rotina. Para isso, soluções como o Insurance Experience Design são fundamentais.
Através do processo de Solution Design e UX Analysis é possível desenvolver novas soluções digitais com o envolvimento de especialistas no assunto. A partir disso traçar estratégias de melhor usabilidade do usuário a fim de aprimorar e otimizar sua experiência.
3 – Insurance QA Automation
Toda mudança passa por um primeiro passo de compreender quais são os principais pontos de melhoria. É para ajudar líderes do setor de seguros que existe o Insurance QA Automation. Uma solução que realiza um diagnóstico completo da qualidade dos produtos e serviços de empresas seguradoras, garantindo a eficácia de seus processos de desenvolvimento.
A avaliação leva em conta todo o ciclo de desenvolvimento, desde a validação do produto, ferramentas utilizadas, processo de desenvolvimento, documentações, testes, automação dos mesmos e mais.
4 – Insurance Integration Tools
A solução ideal para seguradoras que desejam projetar e aplicar estratégias de API e Middleware com segurança e governança otimizada. Garantia de integração com insurtechs, ecossistemas de parceiros, clientes B2B e mais.
O foco é sempre no resultado alcançado pela empresa seguradora. Processos centralizados de diversos setores em um só local facilitam o êxito dos negócios. Além de tudo, trazem dinamismo e automatizando os fluxos que antes eram realizados de modo manual.
5 – Whitelabel Open Insurance
Através de soluções como Whitelabel Open Insurance da Zappts, ajudamos seguradoras a encurtar a jornada de consentimento do cliente dentro do sistema aberto de seguros. Isso se adequando imediatamente a fase 2 do roadmap do Open Insurance por meio de nossa solução web e mobile 100% customizável e responsiva. Tudo isso 100% alinhado ao guia de experiência do usuário da SUSEP.
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Conclusão
Para se manter competitivo no mercado de seguros é preciso estar sempre alguns passos à frente da concorrência. É importante ter inovações tecnológicas que garantam resultados de negócio sem onerar os custos com as operações de TI.
A Zappts pode ajudar sua empresa na redução de custos de operações de TI e potencializar o retorno sobre os investimentos tecnológicos. Desde 2014 a Zappts garante resultados de negócio por meio de tecnologia. Sempre entregando cases de alta relevância usando processos ágeis, boas práticas de desenvolvimento e qualidade de software e uma capacidade ímpar de entender e resolver as dores do dia-a-dia de projetos de desenvolvimento de tecnologia. Empresas como a Porto, BTG, Santander, Getnet, PagoNxt e Auttar confiam seus processos de consultoria e desenvolvimento tecnológico com a Zappts.
Contemplamos soluções para todas as fases do desenvolvimento de soluções digitais, desde os processos de descoberta até a sustentação da solução. Com processos definidos e gestão ágil, nossas entregas são sempre baseadas em alinhamento de expectativa, qualidade e robustez técnica.
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